quinta-feira, 14 de março de 2013

Sessões de recém-nascido..quando e como


Quem de nós, não se derreteu ao ver aquelas imagens ternurentas de bebes? 
As sessões de recém-nascidos, são especiais, não só porque temos um bebé super frágil, mas também porque estamos a lidar com emoções novas, dos pais, dos irmãos e de toda a família.
O objectivo deste post é precisamente explicar como tudo se processa.

Quando devo marcar a minha sessão de recém-nascido?

Quando tiver uma data prevista para o parto, avise o fotografo que vai contratar, só assim pode garantir que a sessão será feita entre os 5 e os 10 dias de vida do bebé. Por isso conte 5 dias a partir da data prevista que depois será certamente ajustada conforme o nascimento.

Porque a sessão deve ser feita tão cedo? O bebé não será muito pequenino? 

Não, quando mais pequeno ele for melhor.
Os bebes recém-nascidos tem um sono mais profundo que permite manuseá-los com mais facilidade, alem de que a sua flexibilidade ainda é muito boa, uma vez que estiveram enculhidinhos na barriga da mãe, facilmente podemos adoptar posições que numa idade mais avançada seria difícil.


Onde posso fazer a minha sessão? 

As sessões de recém-nascidos podem ser feitas em casa ou em estúdio.
No meu caso eu dou preferência à luz natural, por isso tento ao máximo evitar flash, aproveitando a luz do dia.
Costumo fazer as sessões pela manhã, não só por ser uma hora em que o bebé está mais descontraído  sendo que ao final do dia os bebés tendem a acumular algum stress.
É preciso algum ambiente especial para fazer as sessões? 

A divisória onde será feita a sessão, deverá estar a uma temperatura agradável. Se vamos despir o bebé, é importante que ele não sinta frio. Por norma os bebés quando são despidos tem tendência a chorar, por se sentirem desprotegidos, por isso usamos numa primeira fase algumas mantinhas para os aconchegar, e ajudar a que o sono venha mais depressa.


Quantas horas pode durar uma sessão?

Eu não costumo estipular horas para estas sessões. Há bebés em que podemos trabalhar de uma forma mais rápida e outros não.
Neste tipo de trabalho, tudo é gerido em função do bebé, ele é o elemento principal da sessão, por isso temos que respeitar os horários de comer, a sua higiene e até a necessidade do colinho da mãe ou do pai.
Se programar uma sessão assim, escolha um dia que não tenha compromissos, para que esteja à vontade.

É preciso levar algum acessório?


Eu costumo ter todo o tipo de acessórios necessários à sessão, gorros, mantas, fundos, etc... no entanto se tem alguma peça que tenha significado e que gostasse de a incluir na sessão, poderá fazê-lo!


Posso fazer algumas imagens com o meu bebé?

Não só pode, como deve...
Imagens com o seu bebé, só poderão resultar em memórias fantásticas. Alem de que depois poderá comparar como ele era pequenino no seu colo!


Como receberei o trabalho final?

Todas as minhas sessões são entregues num DVD, nele irá conter todas as imagens com qualidade resultantes das sessões. Poderá imprimir e fazer ofertas à família, um poster ou encher as molduras lá de casa.
Tem também disponíveis álbuns digitais.



Como posso contacta-la para marcar a minha sessão?


Poderá fazê-lo através do email olgamouralves@gmail.com

Ou por mensagem na página do facebook 


Quando estamos grávidas ansiamos tanto o momento em que teremos os nossos filhos no colo...e quando isso acontece a alegria e a dedicação a eles é tanta que os dias passam a correr...aliás passam a voar! 
Em menos de nada, passou um mês...dois...três...
As suas feições mudam, o seu desenvolvimento é enorme, e vamos perdendo aos poucos aquele bebé de olhinhos rasgados e bochechas gordinhas que nos puseram no colo naquele primeiro dia das nossas vidas...
Salvam-nos as imagens que vamos registando ao longo dos dias...umas vezes com a máquina fotográfica outras vezes mesmo com o telemóvel por ser o que temos mais à mão. No entanto o importante é registar para mais tarde recordar, já dizia o slogan...

Passados anos, voltamos a abrir os álbuns, recordamos, sorrimos e ás vezes emocionamos-nos com histórias que nos marcaram, temos saudades dos tempos passados, e só de olhar para as imagens quase que conseguimos sentir o perfume desses dias :)

Felizmente tenho o privilégio de trabalhar com memórias futuras...de registar o hoje, para depois recordar amanhã...e pensar que haverá o dia em que os filhos, dos filhos de hoje, vão ver como era o pai/mãe nas idades deles é qualquer coisa de mágico! O meu trabalho não termina do dia em que entrego o CD...talvez não termine...porque a imagem permanece...e as emoções que ela provoca também...pode mudar com o passar dos anos...não é estanque é fluída e duradoura!







Fico à sua espera :)


beijinhos

Olga



2 comentários:

  1. Estou ansiosa para que a pequena Maria nasca para poder registar os primeiras imagens dela... ;) Já faltou mais!! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Tive o privilégio de ter sido fotografada pela Olga durante a minha gravidez. Ela conseguiu eternizar uma fase maravilhosa com imagens magníficas da minha barriga, do papá e da mana. Agora que já temos o nosso tesouro connosco, a Olga fotografou o nosso pequeno André! Foi uma sessão muito engraçada e trabalhosa para a fotógrafa, mas ela, como todo o seu profissionalismo, dedicação e ternura, realizou um trabalho fantástico. Adorei!!! Só posso recomendar que as futuras mamãs e os recém papás confiem na Olga e deixem-na eternizar estas duas fases tão maravilhosas! Da parte da família Santos, temos a deixar um muito Obrigada e Beijinho à fotógrafa e amiga Olga!

    ResponderEliminar

O seu comentário é importante :)